domingo, 15 de maio de 2011

DOUTOR INTÉ OUTRO DIA

Doutor inté outro dia
basta você precisar
um criado às suas ordens
na Serra do Jatobá

Pros almoço tem galinha
tem quaiada pro jantar
água cheirosa de tanque
pra vosmecê se banhar

Leite quente ao pé da vaca
quando o dia amanhecer
café torrado no caco
de quando invez pra você

Aguardente potiguar
caso goste de beber
capim mimoso verdinho
pra seu cavalo comer

Pra vosmecê fazer lanche
mel de abelha com farinha
tem da fonte milagrosa
água fria na quartinha

Pra vosmecê se deitar
uma rede bem arvinha
leve tombém sua muié
proque lá só tem a minha
      (Zé Praxedes)

11 comentários:

  1. Parabéns professora.
    Há muito tenho procurado estes versos, os quais ouvia pelo rádio, quando menino, na voz do saudoso Sr Elói, nas manhãs caririense, no programa "coisas do sertão", na capital do Cariri.
    Hoje moro em Fortaleza, há mais de trinta anos.
    Continue defendendo a nossa cultura.

    Um forte abraço,

    Júlio Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me intrometendo aqui. Perdoe -me, mas é q tbm amo poesia natura e ouvi mto l programa de Seu Elói.Abraci

      Excluir
  2. Bons tempos em que acordava cedinho pra tomar café e escutava os versos na voz de Seu Elói no Coisas do Sertão...

    ResponderExcluir
  3. Alguém tem o áudio do Seu Eloi citando esses versos?? Lembro de acordar cedinho com meu pai ouvindo coisas do sertas. Esses versos faz parte da minha infância. Gostaria muito de ouvi-los novamente. Se alguém tiver por favor enviar p sauviana.ls@hotmail.com ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
  4. Olha ai: https://www.youtube.com/watch?v=PhDfBUjazmg

    ResponderExcluir
  5. Muita saudade...ouvia toda manhã as 0600h antes de ir para a escola isso era 1977 78 79...quanta saudade!Ouvia lá em Juazeiro do Norte.

    ResponderExcluir
  6. Lembranças muito boa dessa poesia e outras como a do " lasque o jorge" tocando no radio em cima da geladeira em quanto me arrumava pra ir para o Polivalente e tomava café, parabéns a todos os apoiadores da nossa rica cultura do cariri.

    ResponderExcluir
  7. Faço parte deste saudaso grupo. Tinha em minha memória, filetes de algumas estrofes. Hoje, procurando deparei-me com o poema completo. Gratidão.

    ResponderExcluir
  8. Me lembro do programa Ceará Caboclo em 1980 apresentado pelo poeta Carneiro Portela na TV Educativa canal 5 que passou a se chamar TV Ceará. Todo final do programa ele recitava esse poema.

    ResponderExcluir